Porto da Cruz Natura: 50km D+3300m Grau3

O Trail Porto da Cruz Natura 50km , percorre os limites da freguesia do Porto da Cruz, indo dos 6m de altitude até aos 1420m no Poiso. Pelo caminho sobe ao topo da Penha D'Águia (580m) e a encosta do Lombinho (2,5km com 500m D+).

A partida é dada junto à praia da Alagoa e os atletas vão percorrer a marginal do Porto da Cruz em direcção ao cais (conhecido por "Furna"), contornando a piscina e subindo até a Igreja, para depois descer em direcção ao Centro Cívico do Porto da Cruz. Aqui então começam a verdadeira subida, que os leva até ao topo da Penha D´Águia com os seus 580m de altitude, daqui desce até de novo ao nível do mar para voltar a iniciar uma subida até à Levada do Furado, mais conhecida como a "levada do Ribeiro Frio" situada aos 800m de altitude. Aqui percorrem a levada desde a zona do Pico do Suna até ao Ribeiro Frio, e desce seguem pela subida do limite da encosta até ao Chão das Feiteiras que leva de seguida os atletas até o Poiso (cruzamento das 4 estradas) - o ponto mais alto do percurso com 1416m de altitude. Deste ponto para a frente começa a parte descendente da prova, que terá passagem pela zona dos "Lamaceiros", onde logo após encontram o novo segmento da prova, precisamente a descida do "Bardo" até o "Solar dos Leais", aqui enfrentam nova subida para a "Portela", aqui antes de chegar às "Funduras" os atletas têm uma descida até a Maiata de Cima e ligação por uma levada até a base do "Lombinho" para aqui, enfrentarem a subida do "Lombinho" com os seus 500mD+ em 2,5km... e finalmente após esta subida estarão na zona das "Funduras" onde encontram a descida em direção ao centro do Porto da Cruz, pela belíssima vereda do "caminho da degolada" que leva os atletas das "Funduras" para o "Cabo de Larano".

Este percurso apresenta um desnível positivo de 3300m.

Tabela de Passagens

Termo de Responsabilidade para download

Termo Responsabilidade Trail Porto da Cruz Natura

Acerca de nós

De uma ideia nasceu um percurso de treino, neste percurso organizou-se uma prova, com esta prova promoveu-se uma localidade, esta localidade é o Porto da Cruz - o paraíso para os amantes de Trail Running!

A organização do Trail Natura é constituída por voluntários e amigos da terra e conta com o apoio da Junta de Freguesia do Porto da Cruz. Sendo esta a entidade oficial responsável pela prova.